Primeiramente o Pay per click (PPC) é um método que os profissionais de marketing têm usado ao longo dos anos para criar mais conversões nos seus negócios e alcançar seus objetivos. Além disso, com este método, as empresas obtêm tráfego direcionado com maior probabilidade de comprar os seus produtos e serviços.

Acima de tudo o PPC pode fazer uma diferença significativa no seu negócio. De acordo com o WordStream, 64,6% dos utilizadores clicam no Google Ads por palavras-chave com alta intenção comercial.

Que estratégia adotar para as campanhas pagas (pay-per-click)?

Como a maioria das estratégias de marketing, há histórias de sucesso e fracasso. A maneira como você gasta(ou investe caso seja com a MrWedo Agência de Marketing Digital) o dinheiro  é o que vai determinar se chegará ao esperado lucro!

Impacto na Relevância no custo do CPC?

Antes de mais nada, outra parte vital do método PPC, além do valor que o empresário deseja gastar, é a relevância de seus anúncios e landing pages.

De acordo com fontes do google os anúncios e as landing pages com relevância, isto é, que mantem o cliente mais tempo na página acabam por gastar menos em anúncios.

Ao passo que esses anúncios obtêm taxas de cliques melhores, que traduzem-se em mais vendas.

De antemão este artigo explica algumas tendências que você precisa seguir para melhorar a taxa de cliques dos seus anúncios de PPC e aumentar as vendas nas suas landing pages.

1. Otimizar anúncios e landing pages para dispositivos móveis

Desde já os dispositivos móveis são uma das maiores tendências no tráfego na Internet no momento, e já o são há muito tempo.

De acordo com diversas fontes em grande parte dos negócios sobretudo em B2C ultrapassaram os desktops em termos da quantidade de tráfego que estão a gerar.

Assim como essa mudança ficou óbvia com os anúncio da Google do seu primeiro sistema de indexação para dispositivos móveis, o que significa que a versão móvel do site será indexada ao mecanismo de pesquisa antes da versão para computador!

Impacto de ter ou não ter um site adaptado para telemóveis (mobile)

Primeiramente ao passo que se está a investir o seu orçamento de Marketing pay-per-click em pesquisas da Google ou em social media, otimizar os seus anúncios e suas landing pages para o telemóvel é algo óbvio e necessário.

Além disso os websites com páginas para más para telemóveis, o aumento do tráfego será um problema e poderão começar a obter classificações mais baixas nas páginas de resultados do Google e, consequentemente, uma quantidade menor de tráfego.

Como é que isso afeta as suas estratégias como um anunciante de PPC?

Acima de tudo isso acontece porque a resposta automática para uma palavra-chave não garante uma veiculação nos resultados da pesquisa para essa palavra-chave.

O Google quer saber se o seu anúncio fornecerá valor à população que clicar nele.

Ademais lembra-se que o Google apenas cobra o anunciante quando alguém clica no anúncio.

Multifundos

Será que todas as contas de Google Ads configuram anúncios preferenciais para o telemóvel?

Em primeiro lugar, já percebem que os seus anúncios devem ser otimizados para utilizadores em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Por mais popular que seja o fenômeno do telemóvel, menos de 20% das contas do Google Ads configuraram anúncios preferenciais para o telemóvel!

Quais as dicas para adaptar os meus anuncios para telemóvel?

Uma maneira de tornar o seu anúncio amigável para o telemóvel é incluir um botão “clique para ligar” no seu anúncio.

Acima de tudo isso permite que os utilizadores dos dispositivos móveis liguem para si por meio do seu anúncio e façam as perguntas necessárias sobre seus serviços ou produtos.

Às Vezes ter um botão para realizar uma chamada no seu anúncio pode aumentar sua taxa de cliques em 10%. Infelizmente, 19 de 20 anúncios não têm botões de chamada configurados nas suas campanhas.

Pay per click (PPC) o que é e como ter sucesso em 2020

Como é que posso chegar a pessoas que não conhecem a minha marca?

Criar o seu anúncio é apenas o primeiro passo. Assim poderá chegar a novos potenciais clientes.

As minhas campanhas tem sido um gasto, em vez de um investimento o que posso fazer?

Mesmo que os utilizadores possam clicar no seu anúncio PPC, a única coisa que acontece é que paga pelo anúncio. Além disse se ainda não ganhou dinheiro, deve então converter o seu visitante num cliente.

Através de Retargeting ou Remarketing.

Fica aqui um vídeo que explica o que é isto e a sua relevância.

2. Reconhecer os social media como uma plataforma vital

À primeira vista a forma mais popular de anúncios PPC é através dos motores de busca, mas ao longo dos anos, as redes socias também provaram ser uma plataforma de publicidade PPC adequada para muitos profissionais de marketing.

Além disso, os profissionais de marketing digital estão a direcionar muito tráfego para suas landing pages e convertendo-os em mais negócios.

Ao passo que com mais de 3 biliões de utilizadores nas redes socias, há um grande grupo dos seus clientes que estão nas redes sociais

Anúncios pagos (PPC) nas redes sociais

Antes de mais nada se ainda não tentou anúncios de PPC nas redes sociais, então é uma boa hora de o fazer. Além disso  é outra oportunidade para a sua empresa alcançar mais pessoas. Muitos utilizadores das redes socias visitam essas plataformas diariamente para discutir todos os tipos de assuntos, desde os triviais até aos negócios sérios.

Interagir e converter nas redes socias através de PPC

Desde já se tiver um serviço que ofereça benefícios aos utilizadores, poderá convertê-los porque a maioria das pessoas está á procura de bons negócios. Também pode segmentar utilizadores com base na demografia do seu utilizador ideal. Além disso, essas informações demográficas incluem localização, sexo, faixa etária, tipo de dispositivo etc. Com a segmentação, pode apresentar anúncios relevantes para seu público ideal.

Pay-per-click (PPC) o que é e como ter sucesso em 2020

Como anunciar nas redes sociais?

Para anunciar nas redes sociais, é necessário observar que as diferentes plataformas de social media operam de maneiras diferentes.

Por outro lado numa campanha de PPC, não se deve anunciar em todas as plataformas de social media porque essa seria uma má estratégia. Senão dispõe desse conhecimento este é um dos motivos porque deve contar com os serviços da MrWedo.

À primeira vista cada plataforma é adequada para um tipo de serviço ou produto. Algumas das plataformas que você deve considerar para os seus anúncios de PPC são:

Facebook, a maior plataforma de social media do mundo com 2,2 bilhões de utilizadores mensais. No Facebook, qualquer tipo de serviço ou produto que desejar vender terá um grande alcace.

Instagram é uma das maiores redes sociais e é propriedade do Facebook. O Instagram geralmente atrai muitos utilizadores jovens. Produtos/serviços de moda e outros são usados pelos millennials e servirão ao público em geral nesta plataforma.

LinkedIn é uma plataforma para profissionais e é voltada para os negócios. Os serviços e produtos B2B encontrarão um grande público no LinkedIn, já que muitos profissionais estão á procura de oportunidades para melhorar os seus negócios. Se deseja gerar leads para o seu negócio, esta é uma das melhores plataformas para isso.

Pinterest usa principalmente imagens e conteúdo de vídeo. Um factor pelo qual o Pinterest é conhecido é pela sua população feminina. 92% dos utilizadores no Pinterest são mulheres. Além disso, o Pinterest é a maior plataforma de social media para alimentos.

Twitter tem uma grande variedade de dados demográficos, e pode alcançar seu público através deste factor.

Snapchat é semelhante ao Instagram na demografia do utilizador, com uma base de utilizadores composta principalmente por millennials. Produtos de moda e produtos visuais serão bem anunciados nesta rede social.

3. Taxa de conversão

Antes de mais nada este ponto já foi debatido ao longo deste artigo, mas se quiser obter a máxima performance das suas campanhas PPC, precisa de ser capaz de localizar e seguir as suas conversões corretamente.

Acima de tudo as conversões são o caminho para saber se atingiu ou não os seus objetivos com a campanha.

Bem como ter esse conhecimento significa ter a capacidade de fazer as alterações certas e criar novas estratégias para as campanhas.

Monetarização das taxas de conversão

Embora o acompanhamento das conversões possa parecer algo sensato a fazer, menos de 50% das contas ativas no Google AdWords tem o acompanhamento de conversões implementado. Sem acompanhamento adequado, tem uma visão errada do que é sua conversão.

Além disso, o problema em que resulta disto é que você baseia a sua estratégia futura num valor errado. Mais notável este é problema de muitas das equipas de marketing internas, ou empresários, que resulta na perda de dinheiro e nas lamentações como é que isso aconteceu!

Na verdade, a HubSpot estima que 97% das campanhas que não seguem os seus potenciais clientes produzem um ROI negativo. Se está a perder dinheiro nas suas campanhas, precisa de verificar se está a acompanhar as conversões corretamente.

4. Marketing Automation ou Automação de Marketing

À primeira vista durante uma campanha,  é necessário ter muitas coisas em conta  e o empresário pode não conseguir localizar e acompanhar tudo.

Por outro lado, mesmo que consiga gerir isto, o acompanhamento do comportamento dos utilizadores nas suas landing pages seria quase impossível. Além disso Combinar a campanha de PPC com o marketing automation vai ajudar a aproveitar ao máximo sua campanha e estratégia.

Impacto de usar um software de marketing automation

De antemão com o software de marketing automation, o empresário pode acompanhar o desempenho de suas landing pages. Ademais se conseguir capturar leads nas suas landing pages, poderá adicionar esses leads a um funil de vendas automatizado.

Ao passo que ao realizar as vendas, também pode enviar a esses clientes emails “Obrigado” e enviar futuras ofertas promocionais.

Acima de tudo com o marketing automation, pode acompanhar com facilidade às seus leads ou clientes que recebe por meio de publicidade. Por outro lado, pode fazer nurturing da sua lead de uma forma sustentável possibilitante que o potencial cliente avance na fase de decisão do funil de vendas.

5. Otimizar anúncios para a pesquisa de voz

Hoje em dia, a pesquisa por voz está a tornar-se muito mais popular. 25% das pesquisas do Google realizadas em dispositivos Android em 2019 foram pesquisas por voz. Pode-se esperar aumentos desta percentagem devido á pesquisa por voz ser mais fácil de executar do que uma pesquisa digitada.

Além disso, os sistemas de reconhecimento de voz são agora mais precisos do que antes, pois são tão competentes em reconhecer a fala quanto os humanos. Atualmente, os sistemas de reconhecimento de voz apresentam uma taxa de erro de 5,1%.

12 passos para construir uma campanha de marketing digital

As diferenças entre a pesquisa de voz e pesquisa escrita ou digitada

Ou seja, o risco de procurar algo diferente do que diz para o seu smartphone é muito menos do que costumava ser. No entanto, se é um profissional de marketing de PPC, deve notar que existem algumas diferenças entre a pesquisa por voz e a pesquisa digitada. Essas diferenças são:

Primeiramente às pesquisas por voz são mais longas. Como as pessoas podem falar mais rápido do que podem escrever, elas geralmente podem dizer mais palavras no tempo necessário para escrever numa pesquisa. Bem como é comum encontrar termos de pesquisa por voz com cinco ou mais palavras.

Além disso a pesquisa por voz é de diálogo. Na maioria das vezes, as pesquisas usam termos que as pessoas usam ao fazer perguntas a outras pessoas.

Assim como muitos termos de pesquisa por voz começarão com como, quem, onde, quando, por que e o quê.

Bem como se segmentar a pesquisa por voz para sua campanha de PPC, deverá segmentar palavras-chave que mostrem a intenção do utilizador.

Por exemplo, se estiver a publicitar um escritório de advogados, palavras-chave como :

“Onde está um escritório de advogados perto de mim”

ou,

“Escritórios de advogados perto de mim”,

Mostram mais intenção do que “como começar um escritório de advogados”.

Local Seo e Pesquisa de Voz

Acima de tudo a otimização da pesquisa por voz é especialmente importante se você tiver um negócio local, ou anunciar para uma empresa local. Bem como a Google descobriu que 50% dos utilizadores de smartphones e 34% dos utilizadores de computadores / tablets que realizam pesquisas locais visitaram uma loja em 24 horas.

6. Criar uma lista de tarefas para as estratégias PPC

À primeira vista está não é uma ideia nova, no entanto, são poucas as agências de marketing ou profissionais que fazer uma lista de tarefas. Mas se gere uma conta de publicidade PPC, algumas atividades devem ser realizadas regularmente para garantir que os seus anúncios sejam veiculados com eficiência e com o menor custo possível.

Ao passo que ao verificar os gastos com publicidade e receita regularmente. De acordo com o objetivo principal na veiculação de anúncios é gerar lucros para a empresa. Além disso, a empresa precisa de comparar o valor que está a gastar nos anúncios com a receita que está a ter.

Pay-per-click (PPC) o que é e como ter sucesso em 2020

Posição dos seus anúncios pago

Assim como deve verificar também as posições dos anúncios. Além disso a posição do seu anúncio afetará o número de cliques que vai ter no seu anúncio.

Por isso, se os seus anúncios aparecem em primeiro,  isso significa uma probabilidade maior de obter mais cliques.

Além disso é necessário verificar a posição dos seus anúncios pelo menos uma vez por semana.

Acima de tudo isso vai dar-lhe uma ideia de como aumentar seu leque de palavras-chave ou melhorar o índice de qualidade.

Estes elementos tem alto impacto em campanhas de pay per click.

7. Considerar a sazonalidade

Muitas vezes, as vendas variam ao longo do ano. Isso não acontece porque as suas campanhas não são eficazes, mas porque as vendas podem variar dependendo do ano.

Antes de mais nada às pessoas tendem a comprar mais durante algumas épocas do ano do que outras. Por exemplo, as pessoas tendem a comprar mais durante as temporadas de férias. As estatísticas mostram que 19% das vendas anuais são feitas durante a época de Natal.

Pay-per-click (PPC) o que é e como ter sucesso em 2020
Pay-per-click (PPC) o que é e como ter sucesso em 2020
Pay-per-click (PPC) o que é e como ter sucesso em 2020
Pay-per-click (PPC) o que é e como ter sucesso em 2020

Estratégias para combater a Sazonalidade

Se tiver um produto afetado por feriados, ajuste o título e a cópia do anúncio para cada feriado. Pode conceder ofertas por tempo limitado ou descontos durante esse período para atrair mais compradores.

Para alguns, as vendas nas empresas caem durante os feriados porque as pessoas não o usam. Acima de tudo estações diferentes também precisam de produtos diferentes.

Por exemplo, as pessoas precisam de blusas durante o inverno, mas ninguém precisa delas durante o verão.

Se vende um produto desse tipo, ajuste sempre os seus anúncios para ofertas próximas de cada estação.

Outra coisa a considerar é eventos especiais durante o ano. Um dos exemplos é a Black Friday. Muitas pessoas esperam por esse dia para comprar porque podem comprar produtos muito mais baratos. O seu anúncio deve refletir uma oferta promocional alguns dias antes da Black Friday para capturar pessoas que estão procurando ofertas.

8. Rever e ajustar os orçamentos dos anúncios

Nas campanhas pagas, qualquer bom especialista em marketing digital sabe da importância deste ponto. A empresa precisa de ter a certeza de que o seu conjunto de palavras-chave são lucrativos o suficiente para a sua empresa.

Da mesma forma, também preciso garantir que o seu anúncio tenha uma classificação alta para conseguir a visibilidade correta a potenciais clientes.

Como aumentar a durabilidade e o retorno do seu orçamento de marketing digital

Primeiramente para reduzir seu orçamento em publicidade ao menor custo possível, precisa considerar estas dicas:

Aumente o seu índice de qualidade, um valor de 1 a 10, sendo 1 o mais baixo e 10 o mais alto. O índice de qualidade é calculado com base na relevância dos anúncios para os utillizadores e potencias clientes. Ele também é afetado pelas taxas de cliques dos seus anúncios e pela qualidade da sua landing page.

Verificar palavras-chave caras. Algumas palavras-chave são caras devido á procura grande que existe por elas ou quão lucrativas são. Se uma palavra-chave tornar-se muito cara, pode parar de usá-la.

Em seguida, pode tentar uma variação de cauda longa (long tail keyword) que mostre a intenção desejada. Ela pode ter um tráfego menor, mas tem maior probabilidade de gerar vendas.

9. Examinar a performance da palavra-chave

É necessário estar atento ás palavras-chave com alta impressão, mas com CTRs baixas. Se encontrar-se nesta situação, precisa de entender o porquê.

Pode ser o título do anúncio ou uma oferta irrelevante abaixo do título. Pode realizar testes diferentes no seu título e na descrição para observar se a taxa de cliques melhora.

Também é necessário procurar palavras-chave que tenham um bom tráfego, mas baixa conversão.

Se o anúncio tiver uma boa taxa de cliques, mas as conversões parecerem baixas, a sua landing page provavelmente tem problemas.

Por exemplo, a oferta da sua landing page corresponde à mesma que está no seu anúncio? Se isso não acontecer, um visitante poderá passar á frente do seu anúncio, se a oferta prometida pelo seu anúncio não for encontrada.

Pay per click (PPC) o que é e como ter sucesso em 2020

Impacto da Auditoria de Anúncios pagos /PPC

Uma maneira de verificar o desempenho da palavra-chave é realizar uma auditoria de anúncios. Deve realizar uma auditoria de anúncios a cada três ou seis meses.

É necessário rever:

Primeiramente a classificação de anúncios. isto é necessário verificar a classificação dos seus anúncios nos resultados da pesquisa.

Pode verificar isso usando a coluna de posição média no Google Ads ou no Bing Ads.

A melhor posição é o ponto número um ou número dois. Se estiver com uma classificação mais baixa para uma palavra-chave importante, deverá melhorar a qualidade do anúncio para melhorar o índice de qualidade do anúncio e a sua posição.

Em Seguida anúncios reprovados. Nesses anúncios, pode ver porque os anúncios foram reprovados e corrigir os problemas. Isto em alto impacto nas campanhas de ppc.

Além disso, posicionamento do anúncio. Acima de tudo é necessário especialmente para banners.

Precisa de ver onde os seus anúncios estão a ser exibidos e se o desempenho é satisfatório.

Por fim, conjunto de palavras-chave. É importante verificar seu o conjunto de palavra-chave e comparar ao custo máximo por clique (CPC). Se o lance estiver próximo do custo máximo, você poderá aumentar seu lance. No entanto, se você achar que o custo por clique e o custo por conversão são muito altos, reduza seu lance ou pause as palavras-chave.

10. Realizar pesquisas de palavra-chave

Pode-se destacar com a pesquisa das palavras-chave quando entende e conhece os seus potenciais clientes.

A pesquisa de palavras-chave é um processo contínuo porque não se pode juntar todas as palavras-chave de que precisa de uma só vez.

Descobrirá algumas palavras mais tarde que poderá adicionar! Geralmente, existem quatro classificações de palavras-chave:

  • Termos da marca, são palavras-chave que contêm o nome da marca.
  • Bem como termos genéricos são palavras-chave relacionadas ao produto ou serviço que está a anunciar.
  • Além disso termos relacionados, são palavras-chave que as pessoas podem pesquisar quando precisam do seu serviço, mas não mencionam o serviço especificamente.
  • Por fim termos do concorrente são palavras-chave que contêm os nomes dos seus concorrentes.

Como escolher as palavras chaves corretas

Para escolher as palavras corretas, deve considerar o seguinte:

Comece com termos gerais. Estes são os termos que usa como base para sua lista de palavras-chave. Não deve segmentar essas palavras-chave, pois a concorrência é alta e elas não mostram a intenção do utilizador.

Por exemplo, um termo como “sapato” não mostra nenhuma intenção diferente de “comprar sapato de inverno no Porto”.

Utilizar consultas de pesquisa mais longas com três palavras ou mais que mostrem intenção. Isso tem duas vantagens: baixa concorrência por essas palavras-chave e maior probabilidade de compradores comprarem.

Entenda os seus clientes. Tudo o que você está a fazer na sua pesquisa de palavras-chave é prever os termos de pesquisa que os seus potenciais clientes usarão para pesquisar o seu produto ou serviço.

Quando entende os seus clientes, pode prever com mais precisão os termos prováveis que pesquisarão quando precisarem dos seus serviços.

Use o planeador de palavras-chave do Google Ads. O planeador de palavras-chave mostra o número médio de vezes que um termo é pesquisado durante um mês. Também mostra a concorrência por essa determinada palavra-chave.

Idealmente, quer ter uma palavra-chave que tenha alto volume e baixa concorrência.

Se a concorrência for alta, terá que pagar mais para que o seu anúncio seja exibido. Se você tem um orçamento limitado, você não deve ir para palavras com alta concorrência.

Adicione palavras-chave negativas. Essas são palavras-chave que não quer que se relacionem com o seu anúncio

11. Rever as landing pages

Acima de tudo para qualquer campanha de PPC, a sua landing page é onde os visitantes são convertidos para a sua empresa.

É aqui que começa a ganhar dinheiro. É importante que aprimore constantemente as suas landing pages para aumentar as conversões.

Para garantir que as suas páginas de destino estejam a funcionar bem, nunca se deve parar de testá-las.

Alguns elementos que pode testar na sua página de destino incluem:

Headline ou Título

Deve indicar sobre o que é a sua página e conter a oferta no anúncio. Através do seu título, os visitantes sabem quais as ofertas que vão receber na página.

O objetivo do título é fazer com que os visitantes leiam a cópia da sua landing page.

Não há um modelo de título que funcione para todas as empresas – o que torna o teste importante para qualquer landing page.

Pode testar uma variação do seu título e ver qual é efeito ele tem nas suas conversões.

Cópy da landing page

O conteúdo da sua landing page deve convencer os seus visitantes a aceitar a sua oferta.

Algumas conteúdos são mais convincentes do que outros, e é por isso que precisa de testar as variações para saber o que funciona com seu público.

Teste o estilo ou o comprimento.

A cópia soa muito formal?

O público seria receptivo a um estilo informal?

É muito curto para convencer os visitante?

Além disso, é preciso testar isso e acompanhar os resultados.

O Fundo da landing page

Antes de mais nada algumas landing pages têm planos de fundo simples, enquanto algumas têm uma imagem como plano de fundo.

Pode executar três variações de testes neste caso.

Se a sua landing page não tiver plano de fundo, você poderá adicionar um plano de fundo e acompanhar os resultados.

Bem como se tiver um plano de fundo, poderá também alterar o plano de fundo ou removê-lo.

Vídeo

Também pode posicionar o vídeo na sua landing page para complementar a cópia. Isso ajudará se puder explicar o conceito de seu serviço com este vídeo. A visualização descobriu que o vídeo  numa landing page pode aumentar a conversão em 86%.

Imagens

Você tem apenas uma imagem sempre na sua landing page? Pode adicionar uma imagem para ver se ela tem um efeito positivo nas conversões. Outra coisa a testar é a localização da imagem na página de destino.

Posição do gateway de efectuar o pagamento.

Se o seu anúncio estiver vinculado à sua página de vendas, poderá experimentar a posição do gateway e perceber o seu efeito nas vendas.

Posição do formulário de captura de leads

Se a sua landing page é para capturar leads, precisa testar a posição do seu formulário de captura de leads na landing page.

Outra coisa que pode testar é se o formulário de captura de leads deve estar na página ou como um pop-up quando os visitantes clicam em um botão.

Nunca se deve parar de testar a landing page, pois isso ajuda-o a encontrar maneiras de melhorar seu desempenho. Além do que está listado acima, pode ser criativo ao testar vários elementos.

Uma coisa a ter em mente ao testar sua landing page é que deve testar apenas um elemento de cada vez para garantir que os resultados sejam confiáveis.

12. Rever o CTR e vendas

É necessário manter os registos da CTR geral da campanha e da quantidade de vendas que a empresa faz.

Além disso, isso dá-lhe uma ideia geral da sua campanha e se está a atingir os seus objectivos e quais alterações precisam de ser feitas.

Conclusão sobre o PPC / campanhas pagas em 2020

Em síntese os anúncios de PPC é mais uma arte do que uma ciência, porque os clientes ideais para cada empresa comportam-se de maneira diferente.

Assim para obter os melhores resultados possíveis através dos seus anúncios, precisa de estudar os seus clientes ideais para conhecer a solução que eles esperam do seu produto ou serviço.

Da mesma forma, deve comprometer-se com testes constantes, pois isso é um pré-requisito para melhorar as vendas de CTR e de landing pages.