Antes de mais nada, abordamos um dos temas mais comuns de conversa Marketing Tradicional vs Marketing Digital. Qual é o melhor?

Acima de tudo o marketing tradicional continua, e sempre continuará a basear-se em três pilares: foco no cliente, entrega de valor e a satisfação e encantamento do cliente como resultado.

Por sua vez, o marketing digital recorre a estes conceitos e aprimora-os, uma vez que a relação das empresas com os clientes mudou drasticamente com a popularização da internet.

Na realidade o que é o Marketing Digital?

Para muitos, o Marketing Digital é considerado o essencial elemento difusor entre clientes e empresas.

De antemão em termos simplistas, Marketing Digital é a promoção de produtos ou marcas via uma ou mais formas de dispositivos electrónicos.

Acima de tudo é um sinal da mudança de paradigma, no qual a tecnologia, as novas formas de relacionamento nos negócios e as Redes Sociais não são uma moda passageira.

Além disso, o Marketing Digital é um denominador comum de um mundo em constante movimento e constantemente à procura de novas formas de negócio.

Qual é o paradigma do Marketing Digital versus o Marketing Tradicional?

À primeira vista já lá vão os dias em que as mensagens que recebíamos sobre os produtos e/ou serviços vinham das próprias empresas. Estas pensadas  de forma estrategicamente e consistente os seus clientes e público-alvo.

Além disso apenas tinham acesso à informação que estas decidiam que deveriam ter.

Acima de tudo uma nova forma “de pensar/fazer negócios” nacional e internacionalmente tornou-se imperativa.

Nova forma de interagir com os seus clientes

Antes de mais nada o novo conceito de interação com o público-alvo traduz-se na oferta de um produto/solução/serviço através de um canal mais abrangente. Por outro lado mais barato, mais eficaz, mais mensurável e monitorizável, acompanhando a atual revolução tecnológica (Indústria 4.0) e as tendências socioculturais e económicas.

Marketing Tradicional vs Marketing Digital

Que impacto e importância tem às redes sociais?

As redes socais são uma fonte cada vez maior de entretenimento, notícias, compras e interação social.

Além disso, os consumidores estão agora expostos não apenas ao que a sua empresa diz acerca da sua marca, mas também ao que os media, amigos, conhecidos, familiares, colegas, etc., dizem.

Acima de tudo não tenha dúvidas: porventura o público em geral vai provavelmente acreditar mais neles que em si(empresa). Bem como às pessoas querem marcas em que possam confiar, empresas que as conheçam.

Ao passo que pretendem receber comunicações que sejam personalizadas e relevantes, ofertas feitas à medida das suas necessidades e preferências. A MrWedo pode apoiar a sua empresa nesta etapa de transformação.

Impacto nos negócios locais

Mais notável até negócios locais ou tradicionais têm que focar-se no cenário online, pois é lá que estão as suas audiências. Além disso, o Marketing Digital já está enraizado nas rotinas do dia-a-dia, os consumidores têm acesso “as 24 horas de um dia / os 7dias da semana” a qualquer informação e em qualquer lugar que necessitem.

Ter um website já não chega

Acima de tudo com o expressivo crescimento do uso da internet, dos motores de pesquisa e das redes sociais, o Marketing Digital deixou de ser, desde há algum tempo, ter uma página na internet ou fazer meros anúncios com banners. Lembre-se que é como ter um escritório ou uma loja física e nunca la aparecermos.

Adaptar para sobreviver no digital

É vital para as empresas e as marcas adaptarem as suas rotinas e hábitos a este novo ciclo de tendências, que veio para ficar… É a “revolução” no mundo dos negócios. Marketing digital não é apenas um espaço de mercado virtual, onde as empresas podem estar mais ligadas com os seus clientes, criando uma relação de interatividade.

Investimento de Marketing Digital vs Marketing Tradicional

Permite igualmente uma relação individual e personalizada com o consumidor e representa um baixo investimento em comparação com os meios de divulgação do marketing tradicional.

Ao passo que é a estratégia de marketing aplicada na internet e plataformas digitais, visando a melhoria da comunicação, divulgação e relacionamento nas redes sociais, além de servir de agente de prospeção para novos clientes e comercializar novos produtos.

Qual é as vantagens do Marketing Digital?

Uma das grandes vantagens do digital é, também, permitir a cocriação de valor.

Sob o mesmo ponto de vista podemos entender o conceito. Como sen­do uma estratégia conectada colaborativa que procura envolver empresa, clientes, fornecedores, etc., para desenvolver ou solucionar algo.

Além disso, a cocriação é válido não só para B2C mas também B2B. Assim como neste cenário digital é necessário dar algum destaque e compreender a importância de desenvol­ver uma estratégia de marketing de cocriação.

Com intuito de encontrar novas ideias/conceitos e transformá-los num produto e/ou servi­ço, com o objetivo de o comercializar.

RESUMO DOS COMPONENTES DE MARKETING DIGITAL

Marketing Tradicional vs Marketing Digital

ALCANCE GLOBAL

O reconhecimento de que já não é possível estar longe do meio digital, já que não existem distâncias a se­rem percorridas nem limites geográficos

NOTORIEDADE E RECONHECIMENTO DA MARCA

Canais de comunicação efi­cientes com os seus consumidores. Desta forma, a resolução de problemas torna-se muito mais eficaz, a marca que gera uma boa reputação fideliza os seus clientes

EFICIÊNCIA DE CUSTOS

É uma for­ma mais económica para promover uma marca comparativamente com o marke­ting tradicional.

Alem disso, permite receber o retorno do seu investimento num curto período de tempo

SEGMENTAÇÃO

Relacionada com pro­cessos de pesquisa e agregação de uma enorme quantidade de dados sobre o seu negócio e respetivos consumidores.

Além disso pos­sibilita que as empresas façam ique nves­timentos de marketing extremamente direcionados para o seu público-alvo.

A eficácia das campanhas aumenta consideravelmente e o investimento em mar­keting traz maior retorno e resultados.

MÉTRICAS

Permitem o acesso a dados sobre os consumidores, conduzindo a economias de tempo e dinheiro. Desta forma, evita-se que uma campanha seja criada com base em suposições, e asse­gura-se que a mensagem comunicada esteja de acordo com o público, reduzin­do a taxa de erros em campanhas que não funcionam

ORIENTAÇÃO E PERFORMANCE DO MARKETING

É uma forma mais eficaz de promover uma marca permitindo ob­ter um retorno superior (ROI) e alcan­çar-se melhores resultados.

MrWedo

Estamos prontos para trabalhar na sua nova estratégia de marketing digital, do que está à espera?

Mais Informações