Primeiramente o Instagram é uma das melhoras formas de promover o seu negócio. Neste
artigo vamos explicar tudo sobre esta rede. Como gerar leads e como aumentar o número de
seguidores.

Instagram

Antes de mais nada já deve saber o que é Instagram. Senão ou seu filho ou filha pode lhe explicar. Mas senão quer ficar embaraçado saiba que o Instagram surgiu em 2010 como uma aplicação simples e divertida para a partilha de fotos.

Com o passar dos anos, novas funcionalidades surgiram como, por exemplo, os stories, as emissões em direto e as publicações patrocinadas que acabaram por ganhar espaço na estratégia de Marketing Digital das empresas.

Impacto no seu negócio

Contar com uma estratégia bem definida no Instagram é uma forma altamente viável de conseguir visibilidade e notoriedade para uma marca ou empresa. Além disso, o canal é uma excelente forma de gerar negócios e garantir resultados de verdade.

Instagram para Negócios ou Business

Acima de tudo como o nome indica, é a ferramenta dedicada às empresas e permite que os gestores conheçam o perfil dos seus seguidores e impulsionem os resultados do negócio.

Dessa forma, é possível conhecer dados importantes como o número de impressões, alcance e interações com as suas publicações. Além disso, tem a oportunidade de acrescentar informações importante como o número do telefone, morada e o segmento da empresa.

Mais do que divulgar informações como telefone, morada e descrição do negócio, perfis comerciais têm acesso a dados como nº de visualizações, alcance e engagement (envolvimento, compromisso, comprometimento) das suas publicações.

As análises também mostram quem são os seguidores da conta (género, idade, localização e os horários de maior acesso). Além disso ainda é possível promover as publicações e até mesmo vender os produtos diretamente na aplicação.

Já pode imaginar o impacto das informações para o seu negócio!

Como posso criar um perfil de negócios no Instagram?

Primeiramente a sua empresa tem de ter uma pagina de Facebook conectada a um perfil no Instagram com pelo menos 100 seguidores.

Como é que pode fazer, vá por favor ao menu principal, localizado no canto superior direito da página principal do seu perfil, selecione a opção conta e carregue em “mudar para conta comercial”. Em seguida, é preciso definir qual é a página do Facebook que deseja associar seu perfil.

Nota: Atenção: a sua conta no Instagram deve estar definida como pública. Perfis privados não podem ser convertidos em para contas comerciais.

Por fim, verifique as informações de contato da sua empresa, altere o que for necessário e carregue em Concluído. Pronto, seu perfil de negócios está feito.

Como funciona o algoritmo do feed do Instagram?

Em 2014, o Instagram direcionou o trabalho para a melhoria da experiência dos seus utilizadores, pois estimava-se na época que os mesmos visualizavam apenas 30% das fotos do feed. Desde então, a publicação na linha do tempo obedece aos seguintes fatores de exibição:

Número de gostos e comentários da publicação para medir a interação;

Nível da interação com o utilizador que publicou a foto/vídeo;

Horário da publicação, com o objetivo da rede social manter a característica cronológica da visualização;

Tipo de conteúdo enviado via mensagem direta com o utilizador.

Quais são os negócios mais recomendados para estar nesta rede social?

Acima de tudo aconselhamos que segmentos como gastronomia, fitness, beleza,  turismo, lifestyle, arquitetura e moda tem grande potencial de sucesso nesta rede social. Na rede social, as marcas podem divulgar os seus produtos, projetos e até mesmo os conteúdos que os seus próprios consumidores partilham, assim como a divulgação dos eventos.

Como gerar Leads com o Instagram para o meu negócio?

De antemão fica aqui 6 dicas para gerar Leads no Instagram.  Estas dicas são exemplos que já fizemos nos nossos clientes, mas que pode não ser adequado ao seu negócio. Caso tenha dúvida o ideal é falar com um especialista da MrWedo envie nos email para hello@mrwedo.com

1. Adicione o seu website na bio

Faça uma descrição breve da sua empresa, o seu propósito e o que é interessante para o seu seguidor saber. É essencial incluir um link para o seu website, blog ou Landing Page – é nesse momento que inicia-se a geração de Leads.

2. Utilize um CTA nas imagens

Muito são as publicações na timeline do utilizador. Incluir um Call-to-Action pode fazer a diferença para atrair a atenção das pessoas.

3. Invista nos conteúdos de vídeo

Os vídeos são um formato de grande interesse dos utilizadores. Use o vídeo para dar informações sobre o produto ou serviço que vai encontrar no link na bio. Não deixe de conferir se a URL está a direcionar para o destino correto.

4. Instagram Ads

Os anúncios do Instagram Ads são excelentes complementos para a sua estratégia de geração de Leads. É importante estar atento aos diferentes formatos e dimensões para as publicações patrocinadas.

5. Invista na parceria com influencers

O Instagram é uma rede social repleta de influenciadores com milhares de seguidores. Isso significa um grande potencial de alcance para as suas publicações.

Algumas personalidades digitais cobram pela divulgação das imagens nos seus perfis, mas pode procurar parcerias com bloggers da sua região e com o mesmo público-alvo para dar início a este tipo de parceria.

6. Faça uso das hashtags

Apesar de já serem conhecidas, há muitas empresas que esquecem da utilização para garantir um maior alcance. No caso de criar um evento ou ação específica, crie uma hashtag criativa e específica para ser usada pelos participantes.

Como aumentar o número de seguidores para a sua empresa?

Primeiramente se está a começar (ou em vias) uma conta para sua empresa no Instagram, veja algumas dicas para ganhar os seus primeiros seguidores na rede.

Uma chama de atenção, se pensa que vamos falar de comprar utilizadores, está na página errada. Acreditamos que a melhor forma é fazer e produzir um conteúdo autêntico e interesse para garantir seguidores de maneira orgânica.

1. Mude para um perfil comercial e otimize as suas informações

Aviso importante: caso não seja um principiante no tema, pode avançar para o próximo item.

Para começar, é importante completar e otimizar as informações do seu perfil antes de buscar seguidores. Se é uma empresa, torne o seu perfil pessoal numa conta comercial. Simples e rápida de ser feita, a mudança permite que a sua conta tenha acesso a diversas informações indisponíveis para os perfis pessoais. Só é necessário ter uma página no Facebook.

Vá ao menu principal, localizado no canto superior direito da página principal do seu perfil, selecione a opção conta e carregue em “mudar para conta comercial”. Aceite o pedido para vincular a sua página do Facebook a aplicação e complete as informações de telefone, email e morada. Isso ajudará seus clientes a entrarem em contacto consigo.

Dica: crie um nome de utilizador curto, fácil de lembrar — se já tem um que não lhe parece muito interessante, pode sempre alterá-lo. Na Mrwedo, escolhemos o @mrwedocom.

Nas definições, lembre-se de preencher o campo Nome, que aparecerá em negrito logo abaixo da sua foto de perfil. Escolha o segmento de empresa mais adequado ao seu negócio e complete a biografia com uma frase informativa e impactante.

É importante que o visual do seu perfil seja convidativo e que os visitantes identifiquem rapidamente o que é o negócio da sua empresa. Se tem perfis em outras redes sociais, é importante que as páginas sejam coerentes, com as mesmas imagens de avatar, o mesmo nome de utilizador, se possível.

O texto da bio também algo valioso, pois é o ponto onde pode adicionar um link. Aproveite para divulgar o seu website e eventualmente outros links que sejam interessantes, como um material rico ou um blog post. Não esqueça de encurtar a url através de ferramentas como o Bitly.

Agora que já finalizou a sua conta, pode iniciar a sua busca por seguidores. Antes de divulgar o seu perfil, publique alguns posts para garantir que as pessoas já sintam-se interessadas em seguir a conta quando receberem o seu convite. Lembre-se: a qualidade das imagens é muito importante para o Instagram.

Não deixe de promover a sua conta do Instagram nas outras redes sociais nas quais está presente. Se alguém já segue a sua marca no Facebook ou Twitter, é provável que também tenha interesse no perfil do instagram.

2. Interaja com os seus seguidores e com outros utilizadores da rede social

Neste tópico, vai entender o motivo pelo qual não recomendamos – em hipótese alguma – a compra de seguidores.

Uma forma orgânica de atrair utilizadores na rede é seguir outras contas de empresas parceiras e de pessoas conhecidas no segmento. A interação é fundamental, seja através dos “gostos”, e comentários nas publicações. Dessa forma, também vai atrair atenção para o seu perfil, de pessoas que já estão interessadas naquele tema.

A ideia, no entanto, é participar da conversa, com comentários relevantes. Não deixe comentários que peçam para seguir o seu perfil, por exemplo, afinal esta é uma prática considerada como spam.

À medida que ganhar seguidores, interaja com eles. Mostre que cada seguidor é importante, responda aos comentários, siga os perfis que façam sentido e esteja sempre atento aos conteúdos que podem ser relevantes para a sua empresa.

3. Storytelling na legenda

Este tópico pode ter um título estranho, se considerarmos que o Instagram é uma rede social volta para as imagens e vídeos. No entanto, não podemos deixar as legendas fora da estratégia de conteúdo.

Aproveite esse espaço para contar uma história interessante sobre as suas fotos, vídeos e para complementar a informação. Este é uma boa oportunidade para contar os detalhes que a imagem não mostra e conseguir a interação desejada.

Aos poucos, vai desenvolver um tom de voz para a sua empresa no Instagram, garantindo a sua diferenciação na rede social.

4. Pesquise hashtags com alto volume de publicações

No Instagram, as hashtags têm um papel importantíssimo, pois reúnem as publicações dos utilizadores que não estão conectados numa página única.

Se utilizar hashtags relevantes, os seus posts ficarão expostos para uma audiência maior do que a dos seus seguidores. Além disso, atualmente, já é possível seguir uma hashtag no feed principal, algo que potencializa ainda mais as chances de aumento do alcance da publicação.

Dentre os temas relacionados a sua empresa, pesquise os que são mais populares. Para ver os números de uma #, basta pesquisá-la no campo de busca e ver o volume de pesquisa. Ao fazer isso, a rede social também vai sugerir outras hashtags similares.

5. Crie hashtags para a sua empresa ou evento

Quando já tiver seguidores e quiser divulgar um evento, produto ou outra ação específica, pode criar uma hashtag própria. Essa é uma boa maneira de aumentar a interação com a sua audiência e construir a sua presença na rede social.

6. Utilize o Instagram Stories

A ferramenta Stories, lançada pelo Instagram em 2016, já faz parte da rotina dos utilizadores e das empresas.

Nos Clientes da MrWedo Agência de Marketing especialista em Redes Sociais  utilizamos os stories para divulgar novos materiais, eventos e outras informações que possam ser relevantes.

Se o feed principal pede imagens impecáveis, os Stories permitem o uso de imagens mais descontraídas. Este é um excelente canal para mostrar os bastidores da sua empresa, por exemplo.

Se tem um negócio local, essa é uma possibilidade especialmente útil, pode usar das hashtags nos stories para divulgar a sua empresa na sua zona.

Além disso, pode sempre fazer emissões em direto, que ficam disponíveis por 24 horas.

7. Crie um passatempo

Outra maneira de expandir sua base de seguidores é criar um passatempo. Dessa maneira, poderá pedir aos interessados no prémio para seguirem o seu perfil, apontando tal pedido como um dos pré-requisitos para a participação no passatempo.

As escolhas dos vencedores podem ser feitas tanto por sorteio quanto por conteúdos gerado pelos utilizadores. Pode ser uma foto ou vídeo, sobre um determinado tema e a escolha dos vencedores pode ser feita a partir daqueles que obtiveram mais gostos. Não deixe de criar uma hashtag exclusiva para a ação.

Atenção: Antes de criar o passatempo, é importante conferir o que a legislação diz sobre concursos e passatempos, além das regras estabelecidas pela rede social.

https://www.rdstation.com/pt/resources/ebooks/guia-do-instagram-para-negocios/?external=1&_ga=2.130183119.1101203314.1580297745-682323509.1580297745