Não se trata apenas de uma questão de capricho, melhorar a velocidade de carregamento do website e seu desempenho é algo fundamental.

A velocidade de um website determina o sucesso de muitas estratégias de marketing e vendas, ou mesmo de um negócio como um todo.

Muitas soluções, especialmente no popular WordPress, envolvem a instalação de novos plugins, gastos com ferramentas online e pagamento de horas sem fim para informáticos.

A verdade é que o processo de otimização pode ser mais simples e envolver menos gente, dinheiro e recursos.

Porque melhorar a velocidade do website?

A velocidade de um website tem três implicações principais:

  1. É medida pelo Google, em termos de otimização, e influencia no ranking da página nas buscas
  2. Quando lento demais, um site é rapidamente abandonado pelos usuários
  3. Se já há lentidão, a tendência é que isso piore com o tempo, à medida que agregamos conteúdo e funcionalidades

Velocidade de um website – Google PageSpeed

Google PageSpeed é uma referência para medir a velocidade de um website, bem como ajuda a detectar os principais problemas que causam lentidão.

O importante, no entanto, é não cair na conversa dos milagreiros do “100 no PageSpeed”.

A verdade é que muitos recursos atuais não permitem que determinadas otimizações sejam feitas (sob risco de problemas na navegação do site).

Além disso, há problemas que o PageSpeed aponta que dependem do serviço de alojamento usado – ou seja, não podem ser melhorados diretamente pelo proprietário do site.

Ainda assim, o PageSpeed é importante.

Em tese, quanto melhor o desempenho de um site ali, melhor será seu posicionamento no Google.

O algoritmo atual das buscas não leva em conta apenas SEO, mas também qualidade do código nos sites e melhores práticas de programação e otimização de ficheiros.

O Google PageSpeed trabalha de grosso modo, com a análise de alguns itens em seu website:

  1. Uso de cache no navegador
  2. Tempo de resposta do servidor
  3. Javascript e CSS “de bloqueio”
  4. Otimização de imagens
  5. Redução de HTML
  6. Redução de CSS
  7. Compactação de CSS, JS e outros
Porque melhorar a velocidade do website?

Outros fatores podem influir na velocidade de um site ou tempo de carregamento.

Passa pela forma correta de lidar com os problemas é, primeiramente, identificar a origem de cada um deles. Posteriormente, otimizações podem ser planejadas e concentradas todas em um mesmo lugar – como por exemplo um único plugin. Ao acionar esse “pacote” de melhorias, todas as otimizações operam juntas e melhoram o PageSpeed e a velocidade de uma só vez.

Velocidade de um website – nem todos são iguais

Os plugins de otimização existentes no mercado não são maus. Na verdade, alguns deles são óptimos para melhorar a velocidade

A questão é que, de duas uma: ou necessitam de configurações complexas para atuar melhor em seu website, ou  aplicam-se bem a determinados sites e a outros nem tanto.

A solução, como deve estar a pensar, é algo customizado e individual.

Cada site tem problemas únicos e característicos, e alguns deles precisam ser trabalhados de forma totalmente distinta.

A Mrwedo está a inaugurar um serviço de análise e optimização de websites em nível de programação, para aqueles que possuem sistemas em WordPress.

Porque melhorar a velocidade do website?

Na nossa análise, plugins prontos e soluções compradas não se aplicam. Nosso processo de melhorar a velocidade ou tempo de carregamento envolve quatro passos simples::

  1. Mediante seu contacto, avaliámos seu website e estabelecemos algumas linhas de ação
  2. Com acesso à sua instalação e alojamento via FTP, efetuamos testes e concluímos que módulos podem ou não ser optimizados, e como isso deve ser feito
  3. Concentramos todas as optimizações em um plugin leve e único – somente o seu site contará com esse plugin, pois aplica-se apenas aos problemas que seu website possuía
  4. O plugin é ativado e, no horizonte de 30, 60 e 90 dias, realizamos novos testes para verificar se novas optimizações poderão ser agregadas

Se tem dúvidas a respeito de como isso pode ser feito em seu website ou se já tentou outras possibilidades e não obteve sucesso, entre em contacto connosco e peça sua análise e orçamento.

Garanta um melhor posicionamento de sua empresa e pare de simplesmente gastar fortunas em AdWords e publicidade, quando parte do trabalho poderia estar a ser feito em  piloto automático.